
Para quem não sabe quem foi Mãe Hilda e o que ela tem a ver com a Pedagogia, irei explicar para vocês.

Mãe Hilda Jitolu foi uma das Ialorixás mais famosas da Bahia. Fundadora do Bloco Afro Ilê Ayê e da Escola Mãe Hilda Jitolu.

Hilda Dias dos Santos, nasceu no bairro de Brotas, em Salvador. Ela casou-se com Waldemar Benvindo dos Santos e teve cinco filhos, entre eles, Antônio Carlos dos Santos, mais conhecido como Vovô do Ilê. Mãe Hilda foi iniciada no candomblé aos 20 anos e, nove anos depois, fundou o terreiro Ilê Axé Jitolu.

A escola de Mãe Hilda foi instituída ao perceber a carência de crianças no campo educacional. Adaptando-se a regras e elementos essenciais, ela se tornou uma organização pedagógica. Dentro desta realidade, ela buscou implantar didáticas e avaliações próprias além de atentar para progressão comportamental e cognitiva do educando. Ela utilizava a música para os alunos se apresentarem àqueles que visitam a Escola e como ferramenta de aprendizagem para os alunos.
O mais interesante na Escola de Mãe Hilda é que apesar de a escola ser próxima ao terreiro e seus conteúdos serem voltados para a cultura africana Mãe Hilda não doutrinava os alunos, pois o objetivo da Escola é minimizar os preconceitos, visto que dentro da Instituição, existem muitos alunos evangélicos, cristãos e protestantes.


O que podemos perceber é que a Bahia perdeu uma GRANDE MULHER, GRANDE MÃE e uma GRANDE EDUCADORA! Sinto muito por essa perda, mas poderei me confortar sabendo que Mãe Hilda deixou seu legado para todos nós e que ela ficará marcada na história da Educação, da Dança, da Música, da Religião, enfim...
Descanse em Paz, Mãe Hilda!

Nenhum comentário:
Postar um comentário