segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Qual o papel do professor?

Como todos já sabem, sou estudante de Pedagogia e atualmente tenho visto polêmicas acerca do papel do professor na nossa sociedade.
Em 2008, vimos um professor universitário dizendo que o povo baiano é burro.

Ele afirmou que as baixas notas no ENADE foram devido ao baixo Q.I. dos baianos.Ainda de acordo com declarações feitas por Antônio Natalino, o suposto baixo Q.I dos baianos é hereditário e verificado por quem convive com eles. O professor ainda acrescentou: 'o baiano toca berimbau porque só tem uma corda. Se tivesse mais, não conseguiria'. Disse ainda que berimbau é instrumento de quem tem 'problemas cognitivos'.
Eu me questiono novamente: "Qual o papel do professor?"
Em julho, um vídeo de uma professora foi divulgado no youtube.com este por sua vez mostrava uma dança sensual da professora em uma casa de shows.

Bem, nós sabemos que se o professor já não possui a melhor das imagens em nossa sociedade, imagine o tamanho dos preconceitos impregnados, agora, nas pessoas...

E mais uma vez me questiono: "Qual o papel do professor?"

Pesquisando em alguns sites encontrei um conteúdo divulgado por Vanilde Gerolim Portillo (Psicóloga Clínica - Pós-Graduada e Especialista Junguiana). Retirei alguns trechos que mais me chamaram a atenção.

"O professor deverá estar consciente deste papel e da sua importância. Deverá entender que sua tarefa não é apenas inserir na cabeça das crianças um número crescente de ensinamentos e sim, antes de tudo, exercer certa influência sobre a personalidade, como um todo.
A atuação do professor sobre a personalidade da criança é, em alguns casos, mais importante do que as atividades curriculares.
Visto desta maneira, o professor é a ponte mais importante da passagem do mundo infantil para o mundo adulto, pois junto com os pais, os professores são responsáveis pelo encorajamento ao crescimento e independência das crianças.
O professor deverá antes e mais nada ser um cidadão que cumpre seus deveres como tal, deverá ser uma pessoa correta e sadia. O bom exemplo é o melhor método de ensino, uma vez que ocorre espontaneamente e inconscientemente, onde a personalidade do professor se sobrepõe ao método adotado.
Se o professor estiver psicologicamente sadio e entender que sua função no mundo vai além de simplesmente encher as cabeças das crianças com matérias e mais matérias, certamente iremos ter crianças, jovens e adultos mais saudáveis, ou melhor, vamos ter adultos de verdade, preocupados com si mesmos e com os outros, respeitando-se mutuamente e ao seu meio ambiente."

E aí? Gostou? Então comente o que você acha sobre o papel do profesoor em nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário